segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Vamos Jogar?

Também se joga nas empresas. Certo? O jogo preferido de alguns é o "Toca e Passa".

Não conhecem?

Não acredito!

Querem ver como o conhecem!

Foi me dado um trabalho bem chato para fazer (daqueles que só trazem dores de cabeça e nenhum reconhecimento); é um trabalho bem estatístico que não serve para nada, a não ser, para alimentar algum organismo governamental, mas que toca em várias áreas da empresa: desde a financeira, ao controlo de gestão, recursos humanos e por ai fora.

Ficamos incumbidos de dar os nossos números, mas para isso é preciso que a outra área (A) também nos ajude; por sua vez a área (A) também vai precisar de uma outra área (B) para dar resposta.

Ora começa aqui o nosso jogo: eu toquei de despachar o que tinha para fazer, passando à área (A) que acho ser a mais correcta para me ajudar; por sua vez, a área (A) tocou de passar a outra área (B) para poder ser ajudada.

Já conhecem o jogo?!

No entretanto, ficamos todos a pensar que a responsabilidade de dar os números é de terceiros e ficamos num impasse caracteristico: o que diz respeito a todos, não é de ninguém.
Protelamos o trabalho, pensando que o outro é que não está a fazer e assim deixamos o trabalho chato para os outros.

De repente, recebemos por carta registada com aviso de recepção que o prazo de entrega vai terminar dentro de dois dias. O estado nestas coisas não costuma falhar.

Ficamos desbaratados. E agora? Pára tudo!
Saímos à procura do "elo mais fraco".
O trabalho em cadeia não funcionou e tem de haver um nome responsável por tal embaraço. O nome da empresa, não poderá estar associado há falta de espírito de equipa e incompetência. Por isso, corre-se atrás do prejuízo e de um nome.

É nessa altura que observamos, as coisas mais extraordinárias: trocam-se conceitos acerca de como o trabalho deveria ter sido liderado; à falta de compromisso dos envolvidos; de uns fazerem e outros ficarem apenas a observar; apuram-se supostas responsabilidades; fazem-se acusações dissimuladas e enaltece-se o próprio ego, com observações do estilo:" eu estou sempre pronta ajudar, mas os outros e´que se acham bons", "parece impossível...se não sou eu, não se faz nada nesta casa".

....neste momento ainda ningúem pôs verdadeiramente pés a caminho... o tempo escasseia, mas o importante são estas massagens ao ego.

Passamos umas quantas horas revoltados com a situação que foi criada, bloqueamos todas as outras actividade verdadeiramente criativas e remoemos numa única questão:
Mas quem foi o energúmeno que deixou isto acontecer?

A resposta é simples: TODOS.
Todos que estiveram na cadeia do trabalho e se auto excluíram por acharem que o trabalho era menor.

Da próxima vez que isto vos acontecer, já sabem pelo menos o que não devem fazer....o problema é que muitos de nós, voltaremos a cometer os mesmo erros.

Se de todo, não for este o seu caso, muitos parabéns. Está em franca recuperação.

Até breve,
SHUI

1 comentário:

  1. Olá Equipe de Os Recursos Humanos, boa tarde!

    Somos a equipe de assessoria da Thompson Management, uma empresa internacional de consultoria estratégica.
    Chegamos ao seu blog por altas indicações de nossos colaboradores, estamos com uma campanha na web fornecendo uma matéria para o setor de Recursos Humanos (RH), juntamente com o diferencial de uma das ferramentas mais usadas na área.
    Fique a vontade caso ache conveniente publicá-lo, e desde já, ficamos a disposição para eventuais esclarecimentos.

    Muito obrigado e um grande sucesso.
    Equipe Thompson (TMH)
    www.carreiraup.com.br
    www.tmh.com.br

    ResponderEliminar

 
BlogBlogs.Com.Br