sexta-feira, 17 de julho de 2009

Uma questão de semântica?

Onde quero chegar é apenas a uma simples abordagem: e se deixássemos de fazer Politicas de Recursos Humanos e passássemos a agir em PRÁTICAS de Recursos Humanos?

Se deixássemos os números e olhássemos nos olhos daqueles que nos ajudam a construir a organização?

Neste momento, muito provavelmente, haverão gestores com os cabelos em pé a pensar; "mas que ideia mais tenebrosa! Vou lá agora me interessar pelos funcionários?
Não será o seu caso, mas acredita que existem gestores a pensar assim, certo?

Decerto que na sua empresa/organização existirão gestores de topo que gerem a mesma, do alto do seu maravilhoso escritório: impecavelmente limpo, pensado com todos os pormenores ergonómicos e PC de última geração.


Ir para o terreno é que não...isso já é demais. Afinal a sua função é dar lucros ao accionista e não ter dores de cabeça no final do dia. Há mais quem faça esse trabalhinho..."olha os recursos humanos, por exemplo..."

Fico sempre com a sensação de que o "terreno de operações" é uma coisa má. É onde a multidão está e domina, portanto é melhor não entrar nessa dimensão.

Como sou do contra, sempre gostei de estar com a turba toda e perceber, aprender e discordar com eles. Basicamente é sentir o coração da organização quando vamos ao terreno. É lá que tudo acontece...de bom e de mau.
O que eu acho que ainda acontece, com alguma regularidade, é que a gestão de topo está sempre à espera que lhes levem o "papelinho do electrocardiograma", ao invés de sentir e ouvir efectivamente o batimento do coração.


Nunca passarão de meros gestores.

Em momento algum, alguém se lembrará de si enquanto pessoa. Nunca terá oportunidade de ensinar alguma coisa, porque o seu percurso foi sempre politico e nunca sentido.


Depois de tudo isto pergunto: qual é o objectivo das Políticas de RH? São estes os líderes das nossas organizações?

...já agora, o próximo post, há-de ser sobre Liderança.

Até lá,
SHUI

1 comentário:

  1. (depois de uma tentativa falhada ao escrever o anterior post, o que me deixou desde já desconcentrada...) escrevo porque quero deixar registado que vou adicionar este blog aos meus feed's e acompanhá-lo bem de perto, pois as opiniões são comuns, embora as tenha guardado em local seguro e recôndito dentro de mim, para que que ninguém achasse que ainda vivia nos meus plenos anos dourados de teenager e a achar que as minhas ideias de gestão de pessoas ía mudar o mundo!!!

    Parabéns pela coragem e obrigada pela partilha...
    serei visita assídua neste canto!!! Micas

    ResponderEliminar

 
BlogBlogs.Com.Br