sexta-feira, 17 de julho de 2009

Uma questão de semântica?

Onde quero chegar é apenas a uma simples abordagem: e se deixássemos de fazer Politicas de Recursos Humanos e passássemos a agir em PRÁTICAS de Recursos Humanos?

Se deixássemos os números e olhássemos nos olhos daqueles que nos ajudam a construir a organização?

Neste momento, muito provavelmente, haverão gestores com os cabelos em pé a pensar; "mas que ideia mais tenebrosa! Vou lá agora me interessar pelos funcionários?
Não será o seu caso, mas acredita que existem gestores a pensar assim, certo?

Decerto que na sua empresa/organização existirão gestores de topo que gerem a mesma, do alto do seu maravilhoso escritório: impecavelmente limpo, pensado com todos os pormenores ergonómicos e PC de última geração.


Ir para o terreno é que não...isso já é demais. Afinal a sua função é dar lucros ao accionista e não ter dores de cabeça no final do dia. Há mais quem faça esse trabalhinho..."olha os recursos humanos, por exemplo..."

Fico sempre com a sensação de que o "terreno de operações" é uma coisa má. É onde a multidão está e domina, portanto é melhor não entrar nessa dimensão.

Como sou do contra, sempre gostei de estar com a turba toda e perceber, aprender e discordar com eles. Basicamente é sentir o coração da organização quando vamos ao terreno. É lá que tudo acontece...de bom e de mau.
O que eu acho que ainda acontece, com alguma regularidade, é que a gestão de topo está sempre à espera que lhes levem o "papelinho do electrocardiograma", ao invés de sentir e ouvir efectivamente o batimento do coração.


Nunca passarão de meros gestores.

Em momento algum, alguém se lembrará de si enquanto pessoa. Nunca terá oportunidade de ensinar alguma coisa, porque o seu percurso foi sempre politico e nunca sentido.


Depois de tudo isto pergunto: qual é o objectivo das Políticas de RH? São estes os líderes das nossas organizações?

...já agora, o próximo post, há-de ser sobre Liderança.

Até lá,
SHUI

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Recursos Humanos

Ora cá está um titulo original, para primeiro post.

Se um dos meus objectivos é escrever coisas interessantes e que despertem interesse nos outros, cá está um título que cativa qualquer um.

....acho que estou nervosa. Deve de ser disso...nervosismo miudinho.

Como também já devem ter reparado, escrevo medianamente o que para mim é suficiente para criar um blog. Porque a principal razão é escrever acerca de tudo aquilo que não posso dizer em voz alta (seria despedida se o fizesse) e que me causa incómodo.

Este blog, irá expor situações concretas, identificar acções que desenvolvo e em ultima análise falará de mim e da forma como vivo os Recursos Humanos.

Enquanto profissional da área, imponho-me todos os dias a deixar as Politicas de recursos humanos de lado e a passar àquilo que devem ser as PRATICAS - o Viver os RH.

Para alguns esta, será apenas uma questão de semântica. Para mim não.
Este será o tema do meu próximo post.

Até breve,
SHUI
 
BlogBlogs.Com.Br